slide

O QUE FAZER EM SÃO LOURENÇO, MINAS GERAIS? ONDE COMPRAR PASSAGENS BARATAS? COMO VIAJAR COM POUCO DINHEIRO? BETO CARRERO - DICAS PARA VISITAR O PARQUE
1.12.16

QUANTO CUSTA VIAJAR?

1.12.16


Todo mundo sonha em viajar, mas não tira os planos do papel por pensar que é muito caro e não tem dinheiro. Será que é isso tudo mesmo? Fiz esse post com todo carinho e paciência para mostrar a vocês todos os possíveis gastos básicos que você terá em uma viagem, e assim ficar sabendo se realmente essa viagem que tanto quer cabe ou não no seu bolso. Vamos nessa que a conversa é longa!


1. DESTINO
Decidir o destino é a melhor parte porque é o ponto inicial de qualquer viagem para se divertir.
É um pouco óbvio para algumas pessoas, mas viagem para o exterior costuma ser mais caro, tanto pela passagem de avião, quanto pela moeda local para pagar hotéis e as outras coisas. Porém, algumas pessoas não sabem que viajar pelo Brasil também não é barato e que alguns países aqui pela América do Sul valem mais a pena ir. 
Antes de decidir seu destino, pesquise um que caiba no seu bolso. Uma viagem para a Europa será muito mais cara que uma viagem para a Argentina, ou Chile, por exemplo. E como eu disse, não se engane achando que viajar pelo próprio país é mais barato, porque muitas vezes não é.

2. DATAS
Há datas em que o preço das passagem e da hospedagem são mais baratas, e por que? Porque essas datas são em baixa temporada, ou seja, quando as pessoas não costumam viajar muito. Se você tem um tempo mais flexível, optar por viajar nessas datas faria o custo da sua viagem ser muito mais baixo. Caso não seja possível, o preço com certeza vai subir, mas é possível pesquisar e encontrar um custo um pouco mais acessível. 

3. PASSAGEM
Há diversas formas de viajar, avião, carro, ônibus... Mas qual deles vale mais a pena? Alguns lugares só são possíveis de ir de avião, que apesar de ser mais caro, o tempo no trajeto é incrivelmente menor. As passagens de ônibus costumam ser mais baratas, mas o tempo que você passa nele é imenso. De carro nem sempre é uma boa escolha, pois você se cansa, gasta gasolina, pedágio, etc. 
A questão aqui é: muitas vezes ir de avião é a melhor escolha. Procure bastante nos sites das companhias aéreas, ou qualquer site que venda passagem, e pesquise preços. Os preços nunca são iguais, costumam mudar durante a semana, e os vôos de noite tem o preço diferente dos de dia. 
A passagem pode ser cara, e junto com a hospedagem pode dar a maioria do seu custo na viagem, mas pesquise sempre pois a passagem é um dos principais fatores que você consegue baratear sua viagem. 

3.1 TARIFAS
Nunca deixe de considerar as tarifas das passagens de avião.
3.2 MILHAS
Se você tem cartão de crédito, aproveite para pesquisar programas de milhas. Esses programas convertem seus gastos no cartão de crédito para pontos que podem ser trocados por descontos em passagens ou em passagens inteiras. Vale muito a pena para quem gosta de viajar!

4. HOSPEDAGEM
Esse com certeza é um dos pontos principais da sua viagem. Antes de calcular qualquer coisa você precisa saber o motivo dela. Se você quer passear, ficar na rua o tempo todo, você não precisa de um hotel extremamente luxuoso e exorbitante, porque você só vai estar nele pra tomar banho, dormir e tomar café de manhã. Agora se o seu propósito é curtir no hotel também, não custa nada pagar mais caro por uma piscina legal, hidromassagem, salão de jogos, etc. Essa escolha também depende muito do local para onde você está viajando, porque se for um lugar que não tem absolutamente nada pra fazer de noite, vale a pena ter algo no próprio hotel para se divertir.
Normalmente as hospedagens com diárias mais caras são próximas ao centro ou a algum lugar importante do local, como praias. Os mais baratos são mais afastados, mas normalmente com fácil acesso. Isso é uma coisa importante a ser considerada também, a localização, mas lembre-se que quanto melhor a localização e o hotel, mais caro será, e nem sempre isso é tão necessário.

4.1 Lembrem-se que existem hostels e outros tipos de hospedagens bem mais em conta.

5. REFEIÇÕES
O café da manhã normalmente já vem incluso na diária da hospedagem, mas não esqueça que você tem almoço, jantar, e provavelmente alguns lanches pelo dia. É um gasto relativamente grande que se tem com comida, por isso é necessário levar em consideração. Sabemos que é um pouco dificil pensar no valor de um almoço em outro país, e por isso, é sempre bom tentar comparar com restaurantes da sua própria cidade. Mas não adianta comparar com pensões, ou lugares onde a comida é bem mais em conta, é necessário comparar com restaurantes grandes e conhecidos, mas também não restaurantes chiques e pomposos. Calcule, e leve sempre um pouco a mais caso necessite.

5.1 COMIDA NO HOTEL
Em grande parte das vezes, as refeições servidas no hotel, ou até mesmo o que se pede no quarto, ou as bebidas que pegamos no frigobar do quarto, são bem mais caras que poderiam ser. A dica pra isso é: passe em alguma loja de conveniência no próprio lugar, tipo uma Americanas, e compre alguns biscoitos, água, refrigerante, suco. Às vezes isso vale muito a pena para você fazer o seu lanche no quarto e pagando bem mais barato.

6. SOBREVIVÊNCIA
Deixe sempre um dinheiro reserva caso precise comprar remédios, ou qualquer outra coisa de emergência.

7. COMPRAS
É claro que todo mundo compra alguma lembrancinha quando viaja. Esse gasto é totalmente seu, então é você que pode estipular o quanto pretende gastar nas suas compras durante a viagem. Mas lembre-se, acabou o dinheiro, acabou as compras, nada de ficar "vou comprar só mais essa blusinha aqui no cartão de crédito".

8. DOCUMENTOS
Lembre-se que para algumas viagens são necessários tirar alguns documentos, e eles precisam ser pagos. O dinheiro não é absurdo, mas vale colocar nos custos.

9. PASSEIOS
Toda viagem vem acompanhada de passeios, é claro, mas quanto isso custa? Algumas pessoas preferem pagar os passeios em lugares de turismo no próprio local, já outras optam por alugar um carro, pegar um mapa e seguir seu rumo. Todos os dois são válidos, mas pesquise na internet o valor antes. Nos sites você consegue encontrar valores de aluguel de carros e valores de passeios por agências. Se você não viu isso antes de viajar, as vezes no próprio hotel ou pousada eles sabem te informar lugares que realizam os passeios por preços em conta.

10. AGÊNCIA DE VIAGEM/SITES DE VIAGEM
Caso vocês não queiram calcular a parte de hospedagem e passagem, há diversas agências de viagens com pacotes já prontos para vender. Além disso, elas também contam com alguns passeios já inclusos no valor e outros que vocês podem comprar a parte já no local. Entretanto, nem sempre o valor das agências vale a pena, é necessário pesquisar e ver também a comodidade, pois lembre-se: você vai ter que pesquisar hotel, passagem, passeios, etc. Por outro lado, a agência vai estar te dando tudo praticamente pronto. Aí você ver a relação de custo benefício.
Há também os sites de viagem como o decolar.com que também oferecem alguns tipos de pacotes com passagem e hospedagem. Também vale a pena dar uma conferida no preço e nas vantagens.

CONCLUSÃO
É necessário pesquisar e saber o que cabe no bolso! A mesma viagem pode custar R$3.000,00 ou R$10.000,00, e tudo isso depende de você. Uma viagem não necessariamente é tão cara quanto as pessoas imaginam, mas ela é uma junção de custos que com pesquisas e aceitação do que é possível para cada um, é possível fazer uma viagem bem mais em conta.

Para quem queria um post um pouco mais específico com valores, etc, aguardem pois estamos só começando!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. AHHHH, QUE BLOG MAIS MARAVILHOSO. Por favor, poste mais sobre assuntos assim. Eu amo viajar (é o que eu menos faço mas o que mais amo) e assim que começar a trabalhar irei juntar para meu intercâmbio (ou uma viagem sem ser nesse intuito, mochilão... enfim, aliás, poderia fazer um post com várias alternativas para se viajar) então, já até salvei o link, e anotei várias coisas também. Dicas preciosas, sei que vai fazer diferença. Amei aqui, tipo, muito mesmo, ansiosa por mais posts assim <3
    GRANDE BEIJO
    Sentimentos Apurados

    ResponderExcluir

That Gate - 2016

Feito com ♥ por Moonly Design / ©